Ao Amor do Público: monumentos, esculturas, fontes e chafarizes do Rio de Janeiro
Ao Amor do Público: monumentos, esculturas, fontes e chafarizes do Rio de Janeiro
- EditoraPATRICIA PAMPLONA
- Modelo: PAMP39054
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 93,75
R$ 125,00
Como uma ampla visita guiada pela cidade do Rio de Janeiro, o livro Ao Amor do Público – Monumentos, esculturas, fontes e chafarizes do Rio de Janeiro (ed. ID Cultural) apresenta ao leitor curiosidades e relíquias por muitos desconhecidas. A rigor, monumento se refere à construção de uma obra que recorde alguém ou algum fato importante. Mas neste aprazível passeio, é possível encontrar também luminárias, gradis, portões e calçamentos.
Organizado pela pesquisadora Patrícia Pamplona, com fotografias de Pepe Schettino, Ao Amor do Público reúne mais 600 peças que estão distribuídas pela cidade. No Brasil, os primeiros monumentos foram fontes e chafarizes, pois não era permitido erguer bustos ou esculturas de pessoas. O primeiro foi a estátua equestre de D. Pedro II, na praça Tiradentes, no Rio.
“O livro traz para os cariocas um olhar diferente para a cidade de todo dia. E para quem é de fora, apresenta novos pontos de interesse que não estão nos guias ou mapas. Pelas minhas andanças pelo Rio eu já observava pontos extremamente relevantes como a Ponte de Jesuítas, em Santa Cruz, e as esculturas de Rodolfo Bernardelli. Mas foi então que encontrei Nicolina Vaz de Assis, escultora brasileira que eu não conhecia e possui duas de suas obras mais importantes na Quinta da Boa Vista”, conta Patricia Pamplona.
Segundo o professor e escritor Deonísio da Silva, doutor em Letras pela USP e que assina o prefácio do livro, “monumentos são construções que falam sem palavras, ainda que alguns tragam inscrições identificadoras como os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor, a Quinta da Boa Vista, o Palácio Imperial e o Palácio Tiradentes.”
Para auxiliar no passeio, foram listados apenas monumentos que estão em locais de acesso público. Na primeira parte do livro, separados por áreas geográficas, estão monumentos selecionados a partir de importância histórica ou estética. A cada capítulo mapas ilustrativos indicam a localização exata de cada item. Algumas preciosidades estão apenas listadas, no fim dos capítulos, por conta do acesso restrito ou da má conservação.
Organizado pela pesquisadora Patrícia Pamplona, com fotografias de Pepe Schettino, Ao Amor do Público reúne mais 600 peças que estão distribuídas pela cidade. No Brasil, os primeiros monumentos foram fontes e chafarizes, pois não era permitido erguer bustos ou esculturas de pessoas. O primeiro foi a estátua equestre de D. Pedro II, na praça Tiradentes, no Rio.
“O livro traz para os cariocas um olhar diferente para a cidade de todo dia. E para quem é de fora, apresenta novos pontos de interesse que não estão nos guias ou mapas. Pelas minhas andanças pelo Rio eu já observava pontos extremamente relevantes como a Ponte de Jesuítas, em Santa Cruz, e as esculturas de Rodolfo Bernardelli. Mas foi então que encontrei Nicolina Vaz de Assis, escultora brasileira que eu não conhecia e possui duas de suas obras mais importantes na Quinta da Boa Vista”, conta Patricia Pamplona.
Segundo o professor e escritor Deonísio da Silva, doutor em Letras pela USP e que assina o prefácio do livro, “monumentos são construções que falam sem palavras, ainda que alguns tragam inscrições identificadoras como os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor, a Quinta da Boa Vista, o Palácio Imperial e o Palácio Tiradentes.”
Para auxiliar no passeio, foram listados apenas monumentos que estão em locais de acesso público. Na primeira parte do livro, separados por áreas geográficas, estão monumentos selecionados a partir de importância histórica ou estética. A cada capítulo mapas ilustrativos indicam a localização exata de cada item. Algumas preciosidades estão apenas listadas, no fim dos capítulos, por conta do acesso restrito ou da má conservação.
Características | |
Autor | PATRICIA PAMPLONA, PEPE SCHETTINO |
Biografia | Como uma ampla visita guiada pela cidade do Rio de Janeiro, o livro Ao Amor do Público – Monumentos, esculturas, fontes e chafarizes do Rio de Janeiro (ed. ID Cultural) apresenta ao leitor curiosidades e relíquias por muitos desconhecidas. A rigor, monumento se refere à construção de uma obra que recorde alguém ou algum fato importante. Mas neste aprazível passeio, é possível encontrar também luminárias, gradis, portões e calçamentos. Organizado pela pesquisadora Patrícia Pamplona, com fotografias de Pepe Schettino, Ao Amor do Público reúne mais 600 peças que estão distribuídas pela cidade. No Brasil, os primeiros monumentos foram fontes e chafarizes, pois não era permitido erguer bustos ou esculturas de pessoas. O primeiro foi a estátua equestre de D. Pedro II, na praça Tiradentes, no Rio. “O livro traz para os cariocas um olhar diferente para a cidade de todo dia. E para quem é de fora, apresenta novos pontos de interesse que não estão nos guias ou mapas. Pelas minhas andanças pelo Rio eu já observava pontos extremamente relevantes como a Ponte de Jesuítas, em Santa Cruz, e as esculturas de Rodolfo Bernardelli. Mas foi então que encontrei Nicolina Vaz de Assis, escultora brasileira que eu não conhecia e possui duas de suas obras mais importantes na Quinta da Boa Vista”, conta Patricia Pamplona. Segundo o professor e escritor Deonísio da Silva, doutor em Letras pela USP e que assina o prefácio do livro, “monumentos são construções que falam sem palavras, ainda que alguns tragam inscrições identificadoras como os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor, a Quinta da Boa Vista, o Palácio Imperial e o Palácio Tiradentes.” Para auxiliar no passeio, foram listados apenas monumentos que estão em locais de acesso público. Na primeira parte do livro, separados por áreas geográficas, estão monumentos selecionados a partir de importância histórica ou estética. A cada capítulo mapas ilustrativos indicam a localização exata de cada item. Algumas preciosidades estão apenas listadas, no fim dos capítulos, por conta do acesso restrito ou da má conservação. |
Comprimento | 23 |
Editora | PATRICIA PAMPLONA |
ISBN | 9788568639054 |
Largura | 16 |
Páginas | 360 |